Atividades desenvolvidas

 

  • Reuniões científicas: baseado em apresentações de casos-clínicos, apresentação do conceito referente ao caso e discussão do tema. Através da prática, onde se colhe as histórias clínicas, cada membro tem uma data referente a sua apresentação,  expondo nas reuniões científicas os casos discutidos com o supervisor do estágio.
  • Reuniões da coordenação: são obrigatórias somente para os coordenadores e orientadores, mas aberto a todo membro. Nela, são discutidos assuntos referentes a estratégias de criação e organização das atividades.
  • Estágio em Cirurgia Ortopédica e traumatologia: atualmente, disponibilizamos  o estágio supervisionado no centro cirúrgico e suas dependências, na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Cada profissional terá o seu direcionamento dentro da atuação em campo, dando preferências para os estudantes de medicina.
  • Estágio em Clínica ambulatorial nas áreas de ortopedia e traumatologia: realizado atualmente em consultório particular, sendo que a atividade possibilita ao membro o acompanhamento dos atendimentos médicos especializados nas áreas de ortopedia e traumatologia, e discussão clínica referente ao caso.
  • Curso de extensãoobjetivo de levar o conhecimento e capacitar a comunidade universitária e profissionais de saúde dos benefícios e riscos das atividades físicas, exercícios e esporte. No dia a dia profissional sempre nos deparamos com orientações sobre atividade física para os nossos pacientes, tanto para terapêutica preventiva como para curativa das mais prevalentes patologias crônicas na população em geral.

    O esporte e o exercício está em nosso cotidiano, e muitas vezes não sabemos como proceder diante de diversas situações em que precisamos nos orientar para prevenção de lesões, utilizando-os para melhora da qualidade de vida, ou não o seu efeito oposto. A área de Medicina esportiva e do exercício vem ganhando adeptos e pesquisas na área têm mostrado resultado surpreendentes no tratamento e prevenção de diversas doenças crônicas. 

 

 

Atividades a serem desenvolvidas

 

  • Atendimento ambulatorial no CEME: a coordenação está desenvolvendo convênios com a rede municipal de saúde, através de projetos de extensão. A LIMESP visa com esta parceria a possibilidade de atuação em clínica ambulatorial especializada nas áreas de endocrinologia e cardiologia voltadas ao esporte e exercício.
  • Atendimento ambulatorial na USE: por acreditarmos que a USE possa nos oferecer infra-estrutura adequada para atendimentos ambulatoriais  de diversas áreas da saúde, estamos afirmando acordo para a utilização do espaço físico, recursos humanos e equipamentos, com direcionamento das demandas da rede municipal de saúde.
  • Atendimento multiprofissional nas USF: já existe a necessidade de atendimento da comunidade nas áreas de esporte e exercício, de acordo com o ministério da saúde. Contudo, pensamos em exercer esse atendimento em parceria com a secretaria de saúde de São Carlos, de caráter multiprofissional.
  • Trabalho com atletas de alta performance: existe um enorme campo de atuação na área do esporte de alta performance, em grande parte pela proximidade dos jogos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos. E devido ao grande incentivo e investimento nas atividades de assistência ao atleta, a LIMESP  discute sobre as possibilidades de atendimento ao São Carlos Futebol Clube , e atletas universitários.
  • Trabalhos com extensão e pesquisa nas áreas básicas da saúde: Através do contato que firmamos com pesquisadores docentes da UFSCar, atualmente discutimos sobre a inserção dos membros da LIMESP nas atividades de pesquisa e extensão  em áreas como estresse oxidativo, metabolismo energético, biologia molecular, dentre outros.